Mel


As abelhas elaboram o mel a partir do néctar das flores. É depositado na colméia(casa das abelhas) dentro de pequenas células hexagonais que, em conjunto, chamam-se favo. Não são todas as flores que produzem néctar suficiente ou “gostoso” para que as abelhas produzam mel. Daí que sempre encontra-se no mercado os méis mais característicos, conforme as flores que foram visitadas pelas abelhas, que denominam-se florada.

Essas floradas diferem em cor, podendo se apresentar mais claras (laranjeira, cipó-uva) ou escuras (eucalipto, silvestre). Apresentam também diferenças na viscosidade, ou seja, o mel pode variar bastante de forma e cor de acordo com a flor que as abelhas buscaram o néctar.

Alguns Tipos de Mel

· Mel de Eucalipto: ajuda a combater a bronquite, a tosse e asma.
· Mel de Laranja: regulador do intestino, tranqüilizante natural.
· Mel de Assa-peixe: tônico e depurativo do sangue, calmante.
· Cipó-Uva: tranqüilizante natural.
· Mel Silvestre: recomendado para o sistema nervoso, vias respiratórias e pele; é também calmante, laxante, desintoxicante.

O mel , o adoçante universal, melhora o rendimento físico e aumenta a resistência, são excelentes alimentos energéticos, substitui o açúcar, por ser de fácil digestão, são adoçantes naturais e trazem ainda toda a harmonia de um produto natural.

É constituído por vitaminas: B, B1, B2, B5, B6, etc. Sais minerais: fósforo, potássio, magnésio, ferro, etc.
Para se ter uma idéia do valor nutritivo do Mel, 01 colher de sopa corresponde às seguintes quantidades, individuais de cada um, destes alimentos: 2 bananas; 2 laranjas; ½ maçã;150g de uva; 2 ½ ovos; 200ml de leite; 40g de queijo; 100g de nozes; 50g de pão; 100g de carne; 150g de peixe; 45g de cenoura; 300g de ervilha.

Tabela Nutricional do Mel

Proteína …………………………………………………………………………..0,87 g
Carboidratos ……………………………………………………………………80,35 g
Colesterol ………………………………………………………………………1,87 mg
Cálcio ………………………………………………………………………….15,29 mg
Ferro…………………………………………………………………………….1,42 mg
Sódio …………………………………………………………………………..14,16 mg
Energia …………………………………………………………………….324,88 Kcal

(Análise realizada pelo CEPAQ – Centro Tecnológico de Pesquisas e Análises da Qualidade Ltda. SAC: 0800-300733)

Todos os méis com o passar do tempo cristalizam-se. Dependendo da origem floral o mel varia na sua cor, paladar, consistência e característica de cristalização. Há mel que cristaliza mais rapidamente do que outros. Vale lembrar que o mel cristalizado mudou apenas sua forma Física e mantém todo seu valor nutricional.
É um alimento completo e nutritivo. Por isso deve ser consumido no dia-a-dia puro ou em Sucos, Vitaminas, Iogurtes, Salada-de-frutas, etc.

Para descristalizar o mel, aqueça-o, sem tampa, em banho-maria com o fogo brando (uns 45º C aproximadamente) ele voltará ao normal.

Uma das grandes vantagens do mel é que ele se auto-conserva sem a necessidade de conservantes, acidulantes, etc.

Mas tem seus segredos: manter o frasco bem fechado, em local fresco e seco. Após aberto não é necessário colocá-lo na geladeira. Nos frascos de boca larga, nunca introduzir colher ou faca suja, úmida.

Os grandes inimigos do mel são: temperatura elevada e umidade.

Quando o mel estraga, geralmente ele fermenta (culpa do aumento de umidade, por deixar o frasco aberto), isto é, azeda.

Como sei que o mel está fermentando?

O produto fica com um cheiro azedo, semelhante ao de cerveja, muito ácido e ocorre a formação superficial de espuma.

Como determinar se o mel é puro?

Nenhum método caseiro é válido. Somente análises químicas feita em laboratórios, pode determinar a pureza do Mel.

Desde a antiguidade o Mel é notícia em: Desenhos de cavernas, em ofertas aos deuses, em conservação de múmias, em papiros egípcios com receitas para diversas curas, em longevidade, em conservação de frutas, carnes, etc.
A maioria das grandes civilizações primitivas considerava o mel e a abelha sagrados, milagrosos até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário